sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Exercícios sobre vozes verbais.

I - Identifique as Vozes Verbais usando para Voz Ativa (VA), Passiva Analítica (VPA), Passiva Sintética (VPS) e Reflexiva (VR):

O1. Alugaram-se todas as casas da vila.

02. O garoto feriu-se com o canivete.

03. O homem é corrompido pela sociedade.

04. Consertam-se aparelhos eletrônicos.

05. Felipe plantou uma rosa.

06. Os meninos admiravam a locomotiva.

07. João foi ferido por Paulo.

08. A moça admirava-se no espelho.

09. Não se vê viva alma na praça.

10. Os pais educam os filhos.

11. Os dois pretendentes insultaram-se.

12. O cachorro ficou esmagado pelas rodas do carro.

13. Eu machuquei o rapaz.

14. Todos comeram uma fatia do bolo.

15. Nunca se ouviram queixa dele.

16. A casa foi vendida pelo corretor.

17. Abraçaram-se com alegria e emoção.

18. Ele fez todo o trabalho em apenas um dia.

19. Os dois falaram-se rapidamente.

20. Cortaram o cabelo da criança.

21. Carla foi correr no parque.

22. O cabelo da criança foi cortado.

23. Praticam-se ações humanitárias.

24. O Detento havia sido libertado pelo juiz.

25. A apresentação agradou ao público.

II  - . (VOZES DO VERBO) (ENG. ITAJUBÁ) Transforme as frases a e b segundo o seguinte modelo:
- Foi socorrido por amigos.
- Amigos socorreram-no.

a) Foste ajustado por muitos.
b) Fomos aconselhados por mestres.

III - . (VOZES DO VERBO) (FUVEST) "Os meninos de rua que procuram trabalho são repelidos pela população."

a) Reescreva a frase, alterando-lhe o sentido apenas com o emprego de vírgulas.
b) Explique a alteração de sentido ocorrida.

IV - . (VOZES DO VERBO) Na oração: "Diz-se que o mundo vai acabar em chamas."

a) o "se" é partícula apassivadora e a oração sublinhada é objetiva direta.
b) o "se" é partícula expletiva e a oração sublinhada é subjetiva.
c) o "se" é sinal de sujeito indeterminado e a oração sublinhada é predicativa.
d) o "se" é sinal de sujeito indeterminado e a oração sublinhada é objetiva direta.
e) o "se" é partícula apassivadora e a oração sublinhada é subjetiva.

V - . (VOZES DO VERBO) "Destroem-se em minutos, feitos montes de leivas, antigas roças penosamente cultivadas..." O "se" 
(destroem-se) é:

a) objeto indireto
b) objeto direto
c) sinal de sujeito indeterminado
d) sujeito
e) partícula apassivadora

VI - . (VOZES DO VERBO) Assinale a alternativa incorreta:

a) "Compre-se todas as propriedades desta região" Se = part. apassivadora.
b) "Por onde se vai ao CLQ?" Se = part. de indeterminação do sujeito.
c) "Os inimigos olham-se agora como amigos..." Se = objeto direto.
d) "Os fugitivos se morriam de sede e fome..." Se = objeto direto.
e) "A Lua se elevava nos céus..." Se = objeto direto.

VII -. (VOZES DO VERBO) Assinale a alternativa sem partícula apassivadora:
a) Esclarecer-se são todas as dúvidas.
b) Se tudo se resolvesse a contento, não haveria dissensões.
c) Se se fizesse o projeto original, não haveria fracasso.
d) Ele deixou-se vagar pela noite.
e) Observa-se em todos o toque de um gênio.

VIII - (VOZES DO VERBO) Classifique as seguintes frases quando as vozes verbais:

a Antônio sentiu-se largado dos fardos.
b) Tu jamais te contentaste para a tragédia
c) O público apulparia o cantor.
d) Analisar-se-ão os trabalhos esta tarde.
e) Reformam-se casas
f) Deram-se as mãos e caminharam lado a lado
g) Os atletas insultavam-se.
h) Estava-se feliz com o resultado da competição.
i) O ladrão foi perdoado pela vítima.
j) Arrombaram a porta da casa
k) Arrombou-se a casa da esquina.
l) Enviaram um belo presente ao vencedor.
m) O regulamento será obedecido por nós. 
n) Sua filha não se penteia para os homens. 
o) Encerram-se hoje as inscrições. 
p) Elas podem chegar ainda hoje.


IX) Apenas uma das frases admite a voz passiva. Assinale-a.
A) Gosto de frutas.
B) Milhares de pessoas assistiram ao jogo.
C) Deus criou o mundo.
D) Este ano foi quente.
E) NDA.

X)"O velho casarão foi substituído por um enorme edifício." Passando esta frase para a voz ativa, temos:
A) O velho casarão, substituíram-no por um enorme edifício.
B) Um enorme edifício substituiu o velho casarão.
C) O velho casarão substituiu o enorme edifício.
D) Substituiu-se o enorme edifício pelo velho casarão.
E) NDA

XI)  Assinale o item em que há erro na passagem da ativa para a passiva:
A) Ela quebrará tudo = Tudo será quebrado por ela.
B) Ela quebrara tudo = Tudo foi quebrado por ela.
C) Ela quebra tudo = Tudo é quebrado por ela.
D) Ela tinha quebrado tudo = Tudo tinha sido quebrado por ela.
E) NDA

XII)  Assinale o único item em que o SE indica ação reflexiva:
A) A menina SE penteia sempre.
B) Nao SE dançou à noite.
C) Fizeram-SE novos acordos.
D) Precisa-Se de mais dados.
E) NDA

XIII)  "Os ladrões foram indentificados por uma testemunha". Transpondo para a voz ativa, teremos:
A) Havia identificado.
B) Tinha identificado.
C) Indentificara.
D) Identificou-se
E) NDA

XIV)  Identifique a frase em que há erro na concordância verbal:
A) Procedeu-se aos interrogatórios.
B) Fizeram-se nomeações.
C) Arrependeram-se de tudo.
D) Conserta-se pneus.
E) NDA

XV)  Indique o item em que há erro na classificação sintática do SE:
A) Resolve  ram-SE as dúvidas = pronome apassivador.
B) Vestiu-SE rapidamente = parte integrante do verbo.
C) Precisa-SE de secretárias = indeterminação do sujeito.
D) Elas SE arrependeram = parte integrante do verbo.
E) NDA

XVI)  Assinale o item em que há erro na concordância verbal:
A) Revelar-se-ão as causas do fato.
B) Tomar-se-á, ainda hoje, as providências cabíveis.
C) Necessita-se de outras provas.
D) Obtiveram-se bons resultados.
E) NDA

XVII) Aponte o item em que há erro na escolha do particípio do verbo abudante na voz passiva ou ativa:
A) O Presidente tinha expresso sua opinião.
B) Os policiais haviam expulsado os baderneiros.
C) A reunião foi suspensa à tarde.
D) Foi eleito por unanimidade.
E) NDA

XVIII) Assinale o item em que há erro na voz passiva do tempo composto:
A) O prêmio tinha sido ganhado por mim.
B) O recurso tinha sido aceito.
C) A carta tinha sido entregue.
D) O curso não havia sido pago.
E) NDA

Atividades sobre coesão e coerência


1. Reescreva os trechos fazendo a devida coesão. Utilize artigos, pronomes ou advérbios. Não se esqueça de que a elipse (omissão de um termo) também é um mecanismo de coesão.

a) A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada. A minha gravata está novinha em folha.

b) Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal.

c) Perto da estação havia um pequeno restaurante. No restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia.

d) No quintal, as crianças brincavam. O prédio vizinho estava em construção. Os carros passavam buzinando. As brincadeiras, o barulho da construção e das buzinas tiravam-me a concentração no trabalho que eu estava fazendo.

e) Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho aos convidados.

f) Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24.

 

2. Leia o texto a seguir e assinale a opção que dá seqüência com coerência e coesão.

Em nossos dias, a ética ressurge e se revigora em muitas áreas da sociedade industrial e pós-industrial. Ela procura novos caminhos para os cidadãos e as organizações, encarando construtivamente as inúmeras modificações que são verificadas no quadro referencial de valores. A dignidade do indivíduo passa a aferir-se pela relação deste com seus semelhantes, muito em especial com as organizações de que participa e com a própria sociedade em que está inserido.

(José de Ávila Aguiar Coimbra – Fronteiras da Ética, São Paulo, Editora SENAC, 2002).


a) A sociedade moderna, no entanto, proclamou sua independência em relação a esse pensamento religioso predominante.


b) Mesmo hoje, nem sempre são muito claros os limites entre essa moral e a ética, pois vários pensadores partem de conceitos diferentes.


c) Não é de estranhar, pois, que tanto a administração pública quanto a iniciativa privada estejam ocupando-se de problemas éticos e suas respectivas soluções.


d) A ciência também produz a ignorância na medida em que as especializações caminham para fora dos grandes contextos reais, das realidades e suas respectivas soluções.


e) Paradoxalmente, cada avanço dos conhecimentos científicos, unidirecionais produz mais desorientação e perplexidade na esfera das ações a implementar, para as quais se pressupõe acerto e segurança.

 

3- As frases abaixo apresentam problemas de coesão textual. Identifique o problema e depois reescreva-as tornando-as coesas.

a) Mais de cinqüenta mil pessoas compareceram ao estádio para apoiar o time onde  seria disputada a partida final.

 

b) Não concordo em nenhuma hipótese com seus argumentos, pois eles vão ao encontro dos meus.

 

c) A casa, que ficava em uma região em que fazia bastante frio durante o inverno.

 

d) A platéia, conquanto reconhecesse o enorme talento do artista, ao final do espetáculo aplaudiu-o de pé por mais de cinco minutos.

 

e) Durante todo o interrogatório, em nenhum momento o acusado não negou que tivesse sido ele o autor do delito.

 

4- Nas questões abaixo, apresentamos alguns segmentos de discurso se­parados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coe­são adequados.

 

a- O solo do Nordeste é multo seco e aparentemente árido. Quan­do caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.

 

b- Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.

 

c- Inverta a posição dos segmentos contidos na questão 2 e use o conetivo apropriado:

 

d- Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca deso­ladora assolou a região sul, principal celeiro do país.  

 

e- O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.

 

5- As questões abaixo apresentam problemas de coesão por causa do mau uso do conectivo, isto é, da palavra que estabelece a conexão. A pala­vra ou expressão conectiva inadequada vem em destaque. Procure desco­brir a razão dessa impropriedade de uso e substituir a forma errada pela correta.  ..          .           .

a) Em São Paulo já não chove há mais de dois meses. Apesar de que já se pense em racionamento de água e energia elétrica.

 

b) As pessoas caminham pelas ruas. Despreocupadas, como se não existisse perigo algum, mas o policial continua folgadamente tomando o seu café no bar.

 

c) Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracanã não é dos piores.

 

d) Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola com fome, onde ocorre o grande número de desistências.