quarta-feira, 21 de abril de 2010

Exercícos sobre coesão e coerência

COESÃO TEXTUAL
Junte os pares de orações abaixo, de tal forma que entre elas se estabeleça a relação indicada. Faça as alterações que forem necessárias.
Relação de concessão
a) Seu projeto foi recusado.
b) As explicações foram convincentes.
Relação de finalidade
a) Resolvemos ficar em casa.
b) Assim poderíamos descansar.
Relação de concessão
a) Houve vários imprevistos durante a viagem.
b) Tudo foi cuidadosamente planejado.
Relação de proporção
a) Ele crescia.
b) Ele ficava mais magro.
Relação de comparação
a) Ele era estudioso.
b) Todos os outros alunos da turma eram estudiosos.
Relação de tempo
a) Meus amigos vieram visitar-me.
b) Cheguei de viagem.
Complete o texto abaixo, com as palavras destacadas, de forma a torná-lo coeso e coerente:
A ansiedade costuma surgir___________________se enfrenta uma situação desconhecida. Ela é benéfica_____________prepara a mente para desafios, _________ falar em público. _________________,_____________________ provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, in­sônia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, ______________________ requer acompanhamento médico, ou até transtornos mais graves,_______________________ fobia, pânico ou obsessão compulsiva. __________________ apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda
médica, o problema pode e deve ser tratado. _______________ se pro­cure um clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra, _____________________prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base de antidepressivos. "Hoje existe uma geração mais moderna desses remédios", explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medi­cina da Universidade de São Paulo. "____________mais eficazes, não provocam ganho de peso nem oscilação no desejo sexua1." Outra vantagem: não apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.
Fonte: Claudia, nov. 2000.

além de - quando - embora - mas - se - que - que - como - mesmo que - se - como

COESÃO E COERÊNCIA - EXERCÍCIOS
I. Reescreva os trechos fazendo a devida coesão. Utilize artigos, pronomes ou advérbios. Não se esqueça de que a elipse (omissão de um termo) também é um mecanismo de coesão.
1. A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada. A minha gravata está novinha em folha.
2. Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal.
3. Perto da estação havia um pequeno restaurante. No restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia.
4. No quintal, as crianças brincavam. O prédio vizinho estava em construção. Os carros passavam buzinando. As brincadeiras, o barulho da construção e das buzinas tiravam-me a concentração no trabalho que eu estava fazendo.
5. Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho aos convidados.
6. Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24.
II. Use os pronomes adequados:
1. Um encapuzado atravessou a praça e sumiu ao longe. Que vulto era _____ a vagar, altas horas da noite, pela rua deserta?
2. Jorge teria dinheiro, muito dinheiro, carros de luxo e mulheres belíssimas. _____ eram as fantasias que passavam pela mente de Jorge enquanto se dirigia para o primeiro treino na seleção.
3. Marcelo será promovido, mas terá de aposentar-se logo a seguir. Foi _____ que me revelou um amigo do diretor.
4. Todos pensam que a CPI acabará em pizza, mas não queremos acreditar _____.
5. Luís e Paulo trabalham juntos num escritório de advocacia. _____ dedica-se a causas criminais, _____ a questões tributárias.
6. Soube que você irá ocupar um alto cargo na empresa e que está de mudança para uma casa mais próxima do seu local de trabalho. Se _____ me chateou, já que somos visinhos há tantos anos, _____ me deixou muito contente.

III. Restaure a coesão nas sentenças:
1. Um homem caminhava pela rua deserta: esfarrapado, cabisbaixo, faminto, abandonado à própria sorte. _____ parecia não notar a chuva fina que caía e _____ encharcava os ossos.
2. Os grevistas paralisaram todas as atividades da fábrica. _____ durou uma semana.
3. Vimos o carro do ministro aproximar-se. Alguns minutos depois, _____ estacionava no pátio do Palácio do Governo.
4. Imagina-se que existam outros planetas habilitados. _____ tem ocupado a mente dos cientistas desde que os OVNIS começaram a ser avistados.
5. O presidente americano disse: Quem é favorável ao Eixo do Mal estará contra mim. _____ marcou uma etapa nas relações internacionais
.

 

EXERCÍCIOS – COESÃO TEXTUAL

 

COMO EVITAR A REPETIÇÃO

 

  1. Em cada um dos textos a seguir, destacamos um termo. Sublinhe todos os vocábulos que o repetem na continuação de cada trecho.

a)       Diz-se que o macarrão era apenas um canudinho de massa que os chineses usavam para tomar bebidas. Marco Pólo não entendeu o seu uso, ensinou seus compatriotas a cozinhar e a comer o macarrão e transformou-o num sucesso culinário definitivo. 

b)       A Academia Brasileira de Letras, com aqueles velhinhos viciados em mil gramatiquices, é um lugar em que se acredita que as pessoas têm gênero, mas não tem sexo.

c)       É preciso lutarmos até por leis menores, como, por exemplo, uma que permita às pessoas a mudança de nome aos dezoito anos ou aos vinte e um anos. Às vezes as pessoas têm que carregar, a vida inteira, nomes idiotas dados por pais idiotas porque a lei não lhes permite o direito de escolha.

 

  1. Leia o texto a seguir e responda às questões propostas.

"Os ministros da Fazenda, José Silva, e do planejamento, José da Silva, e o presidente do Banco Central, José Silva da Silva, se deslocarão no final de semana para o coração do Nordeste pobre e seco. Eles vão, com deputados de toda a região e governadores, a Patos e Souza, na Paraíba, onde terão o retrato de uma realidade da qual nenhum cidadão de São Paulo tem a mínima idéia. Isso faz parte da mobilização do Nordeste por melhor tratamento na Constituinte".

                                                                            (Jornal do Brasil – adaptado)

a)       Que vocábulos do texto repetem o termo ministros?

b)       Que vocábulos do texto repetem se deslocarão?

c)       Que vocábulos do texto repetem Nordeste?

d)       A que termo anterior se refere o termo isso?

e)       A que termo anterior se refere o termo uma realidade e como esse mesmo termo se repete na seqüência  do texto?

 

  1. Muitos são os processos usados para evitar a repetição de palavras num texto. O mais comum é a substituição por um termo equivalente, de conteúdo geral conforme mostra o modelo. Proceda da mesma maneira.

            O carro atropelou o cachorro e o motorista não parou para cuidar do animal.

a)       Ronaldo vestiu pela primeira vez a camisa do clube espanhol. O __________ deve embarcar para a Europa no fim do ano.

b)       Ontem esteve tensa a situação no Iraque. A população do __________ recebeu instruções contra um possível ataque americano.

c)       A polícia apreendeu a cocaína, mas não conseguiu prender os traficantes que trouxeram __________ da Bolívia.

d)       "Ficamos todos mais pobres num mundo menos bonito", lamentou um amigo do pintor Alfredo Volpi ao acompanhar o sepultamento do _________

e)       No balé existem tantos homossexuais quanto em qualquer profissão. O que ninguém percebe é que __________ é uma arte essencialmente masculina.

f)        As possibilidades de se contrair a aids se baseiam em dados e comportamentos da __________ observados até agora.

g)       Os militares que estiverem em motocicletas ou bicicletas não precisam mais bater continência ao passar por superiores, devendo apenas manter __________ em velocidade moderada.

h)       A baleia apareceu morta ontem, mas __________ foi visto boiando terça-feira e os ferimentos na pele do __________  mostram que morreu há cinco dias.

i)         Hoje, quem abre crediário para quitar uma televisão, leva __________ mas acaba desembolsando o equivalente a dois.

 

  1. O pronome relativo também é usado para evitar repetições de palavras. Una as duas frases a seguir com o auxílio de um pronome relativo.

a)       Gostei do novo romance de Lygia Fagundes Telles.

Comprei o novo romance na livraria da esquina

 

b)       Morei durante muito tempo em Botafogo.

Em Botafogo fui feliz.

 

c)       Comprei uma camisa de seda no shopping.

O preço da camisa foi baixo.

 

d)       Gosto muito de feijoada.

As carnes da feijoada são saborosas.

 

e)       Falei com Maria e Pedro.

Maria é minha amiga.

 

  1. Sublinhe os elementos dos textos a seguir que repetem as palavras em destaque.

a)       Mais de cento e trinta reclusos continuaram a rebelião no interior da prisão de Strangeways, Inglaterra. Cerca de mil internos se revoltaram contra as condições de vida no estabelecimento. Pelos menos trezentos detidos continuam controlando alas da penitenciária.

b)       As escolas particulares devem justificar suas mensalidades até março. Os estabelecimentos que cobrarem a mais terão que devolver o dinheiro aos pais, com o que os colégios não concordam, declarando que a lei é uma ameaça à instituição.

c)       Os árabes já começam a tomar consciência do perigo que representa a aids. Os rígidos ensinamentos morais da religião não bastaram para mantê-los livres da enfermidade, embora a  imprensa se refira ao mal como "fenômeno ocidental". Os governos já começam a tomar medidas para evitar a disseminação da síndrome da deficiência imunológica adquirida.

 

  1. No texto a seguir, de Millôr Fernandes, o humorista utilizou intencionalmente a repetição. Reescreva o texto de  modo a reduzir o número de ocorrências do vocábulo em destaque.

             A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no caminhão que vende galinhas. O vendedor ofereceu a ela uma galinha. Ela olhou para a galinha, passou a mão embaixo das asas da galinha, apalpou o peito da galinha, alisou as coxas da galinha, depois tornou a colocar a galinha na banca e disse para o vendedor "Não presta!" Aí o vendedor olhou para ela e disse: "Também, madame, num exame assim nem a senhora passava". 

 

  1. Um outro processo utilizado para evitar a repetição de palavras é a substituição de um termo por uma qualificação ou caracterização a ele referente. Sublinhe os termos representativos desse processo nas frases a seguir.

a)       Não terá um futuro agradável o cavalo Emerald Hill. O fenômeno do turfe sofre de doença incurável nas articulações.

b)      Dalton Trevisan prometeu finalmente dar uma entrevista, mas resta saber se a promessa não passa de mais uma brincadeira do Vampiro de Curitiba.

c)       O circo é motivo de uma exposição fotográfica no Museu de Arte Moderna. A exposição revela o drama do teatro de lona no Brasil, sem espaço nem prestígio.

d)      A partir de hoje, a tevê vai mostrar o especial sobre Grace Kelly, a princesa de Mônaco. Ele deve mostrar o lado elegante da doce senhora loura.

e)       Há um bom grupo de hábeis bombeiros tentando apagar o incêndio, irrompido na semana passada, entre o cientista Albert Sabin e uma grande loja, que usou sem autorização a imagem do descobridor da vacina antipólio para um anúncio institucional.

 

  1. Nos textos a seguir, os termos em destaque foram substituídos para evitar repetição de palavras. Sublinhe os termos substitutos e numere cada texto segundo o tipo de substituição realizada, conforme o código:

(1)     pronominalização

(2)    vocábulo geral (hiperônimo)

(3)    sinônimo ou quase sinônimo

(4)    caracterização ou qualificação

(5)    símbolo

a)       Eu fiz o trabalho em  duas horas, mas trabalhei anos para poder fazê-lo nesse tempo. ( )

b)      No Japão, vários anos antes da guerra e durante o conflito, o uso do inglês foi suprimido. ( )

c)       A polícia não tem pista dos culpados, mas vai empenhar-se para chegar aos criminosos.( )

d)      Os Beatles estão voltando à moda, é o que se deduz da enorme venda de discos do antigo conjunto inglês nos Estados Unidos. ( )

e)       O candidato a prefeito e o deputado devem apreciar bastante a culinária árabe, pois, nos últimos dias, os dois foram vistos almoçando juntos num restaurante árabe do centro da cidade. ( )

f)        As regras do debate foram estabelecidas a fim de evitar bate-boca, uma preocupação saudável, já que discussões entre políticos normalmente vira gritaria. ( )

g)      Nem sempre a nova Constituição brasileira pode ser considerada progressista, pois, em todo o capítulo da Ordem Econômica, o documento é retrógrado. ( )

h)      O congresso decide esta semana o "impeachment" do presidente. Espera-se que a  maturidade política tenha chegado às cúpulas do palácio. ( )

i)        O mais novo esporte nacional é denegrir e desmoralizar o país. De nação do futuro, passamos a não ter muitas perspectivas. ( )

j)         O líder ruralista diz que nas eleições municipais é que a União Democrática Ruralista vai mostrar sua força política, pois a entidade já tem numerosos acordos fechados em mais de três mil municípios. ( ) 

 

Um comentário:

  1. EXCELENTE BLOG! PA-RA-BÉNS! TEM MUITA COISA INTERESSANTE SOBRE REFACÇÃO TEXTUAL!

    ResponderExcluir